Em um mundo com grande quantidade de informações sendo produzidas todos os dias, se manter nas primeiras posições dos buscadores de pesquisa não é uma tarefa fácil. Porém, não é impossível conseguir.
Para auxiliar existe uma técnica chamada de ‘reotimização de conteúdo’ que consiste em melhorar e aperfeiçoar os conteúdos já produzidos com o intuito de promover melhor resultado orgânico de um site e/ou blog.
A técnica exige a atualização de informações, dados complementares, fontes novas, uso de gráficos e imagens ou pode até ser uma nova forma de abordar o assunto, a fim de melhorar a experiência com o conteúdo. Outro benefício é que a técnica reaproveita recursos já investidos no negócio.
A reotimização de conteúdos é uma estratégia bastante valiosa e importante, já que informações desatualizadas podem passar uma ideia negativa do seu negócio. O público pode achar que sua empresa saiu do mercado, que não está atento às mudanças no campo de atuação ou que ainda não está preparado para lidar com as novas ferramentas de comunicação. Assim, um conteúdo desatualizado pode influenciar negativamente a jornada do cliente.
É preciso investir na melhoria constante do conteúdo, a fim de mostrar para seu público que o seu negócio está atento às mudanças e as novidades constantes no seu campo de atuação. É a oportunidade de mostrar a que veio com um conteúdo alinhado com os acontecimentos e as tendências que demonstram que o negócio possui autoridade no seu setor ou área, e mais, que é uma referência confiável no assunto.
O primeiro e grande passo é descobrir quais conteúdos precisam ser otimizados.
Essa seleção não pode e nem deve ser feita de forma aleatória, é preciso de dados e de fontes de informação para a escolha dos conteúdos certos a serem atualizados.
Para isso, é indispensável o uso da ferramenta Google Search Console - gerenciada pelo Google, a plataforma tem o objetivo de ajudar os gerenciadores de sites a acompanharem a visibilidade de suas páginas no buscador.
Dessa forma, é possível analisar os resultados do seu negócio que mostram a quantidade de cliques, impressões e posição que o seu blog recebeu na busca orgânica das palavras-chaves.
Com o resultado em mãos, é possível descobrir quais conteúdos precisam ser atualizados. A prática é fazer a reotimização das páginas com posições entre 8º e 15º na busca do Google.
Outra boa dica é concentrar os esforços nos conteúdos que dão apoio ao funil de conversão e estejam alinhados com as campanhas de vendas e interesses do seu negócio.
Assim, se a campanha de Dia das Mães se aproxima, conteúdos sobre presentes para mães, dicas de compra e outras informações que estejam relacionadas com o tema podem ser o objeto da escolha para atualização.
Uma boa prática que leva a bons resultados é a melhoria da arquitetura dos artigos com a inserção de novos links na reotimização dos conteúdos. Com os posts mais novos fazendo referências aos mais antigos, aquelas pessoas que chegarem pela primeira vez ao seu blog terão acesso mais fácil à leitura de postagens mais antigas.
A ideia é auxiliar no aumento do tráfego orgânico para o seu site ou blog.
Já parou para pensar que a reotimização de conteúdos também é uma forma de criar novos formatos e obter novas audiências para seu negócio?
Pois bem, quem trabalha com conteúdo já sabe que ter bons argumentos, ideias e criatividade não são sinônimo de um bom resultado, é também necessário que o conteúdo produzido esteja no formato certo para que não se perca leads e oportunidades.
Aproveite o seu conteúdo e disponibilize em diversos formatos, assim amantes de vídeo não deixaram o seu conteúdo de lado por ser um artigo no blog. Leitores vorazes de e-book não deixaram de ter acesso ao seu conteúdo por ele estar em formato de podcast. Assim, novos formatos levam a informação a novas audiências.
Com isso, você consegue um resultado muito melhor com um esforço de marketing menor: como a pesquisa e o conteúdo já estão prontos, você precisará apenas mudar o formato. E com isso, seu negócio pode aumentar a presença na web, pois você estará presente em várias plataformas de compartilhamento de conteúdo.
Vale ressaltar, que o seu negócio não precisa estar presente em todas as plataformas disponíveis. É uma questão de avaliar o seu propósito, a capacidade de execução e o seu público de interesse.
Um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e não é diferente para a atualização de conteúdos.
Assim, o calendário editorial auxiliará estrategicamente na organização e frequência de publicações e a ter um plano de divulgação consolidado.
Além disso, com o uso do calendário é possível identificar quais são os conteúdos que precisam ser recorrentemente atualizados, e então, planejar a produção dos demais posts.
Dessa forma, novas postagens podem ser planejadas para dar apoio e servirem de links internos aos novos trechos de atualização, a fim de alavancar a estratégia.
Planejar é garantir o alcance de bons resultados. Faça o seu planejamento e crie um processo para a reotimização de conteúdo.
Fique atento às métricas!
Depois de aplicar e seguir os passos da técnica observe o desempenho do seu negócio nas posições do Google. Para isso, defina seu objetivo, anote suas considerações, compare os novos resultados e crie oportunidades para tornar o seu conteúdo cada vez melhor e mais relevante.
Agora que você já conhece mais sobre a técnica da reotimização de conteúdo, leia também sobre Tendências de Busca. Se ainda tem dúvidas sobre como aplicar a reotimização de conteúdo em seu negócios, conte com uma agência especializada em soluções de comunicação digital. Entre em contato com a gente!
Obrigado por assinar nossa Newsletter.
Desculpe, houve um erro ao enviar a mensagem.
Tente novamente mais tarde.
Fraternna Comunicação e Marketing
Todos os direitos reservados®